Agenda Imagens do Povo

21 de jan. de 2010

A liberdade por Evelyn Gomes



O autor


Evelyn Gomes, 20 anos, se encontrou com a fotografia dentro de uma unidade do DEGASE (Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas) no Rio de Janeiro. Egressa do sistema penal, Evelyn teve a oportunidade de aprender técnicas fotográficas no projeto Significando Vidas, com os professores Fábio Caffé, Davi Marcos e Francisco Valdean (ex-alunos da Escola de Fotógrafos Populares e hoje colaboradores do projeto). Esse foi o primeiro passo para Evelyn, que está se formando na EFP e hoje monitora a mesma oficina na qual fez parte e que foi responsável por despertar a paixão da jovem pela fotografia.

O projeto


Jovens Cumprindo Medidas Sócio-Educativas no Degase.

No início eu estava bem indecisa quanto ao meu tema. Pensei em fazer sobre os meninos de rua, mas estava sem tempo para poder ir visitar ONGs e me aprofundar no assunto. Alguns outros temas passaram pela minha cabeça mas nenhum deles levei adiante. Então resolvi aliar meu projeto a uma realidade bem próxima a minha; comecei a documentar o cotidiano de detentos de uma unidade penitenciária de regime fechado, a Cai-Baixada, em Belford Roxo (RJ). Durante o desenvolvimento do meu projeto tive muitas dificuldades para poder registrar o dia-a-dia de quem está preso; me permitiram fotografar apenas os dias de visitas. Comecei então a fazer amizade com alguns detentos, suas famílias, amigos, o que facilitou para eu conseguir realizar a minha proposta de tentar capturar nas fotos os sentimentos, o lado humano, as histórias de quem está privado da liberdade, na intenção de sensibilizar as pessoas para uma realidade pouco conhecida ou ignorada por quem nunca passou por ela.
Hoje percebo que a fotografia me deu tudo. De volta à liberdade, pretendo continuar ajudando as pessoas a encontrarem algo que lhes dêem dignidade e o retorno da vontade de viver.
Veja a galeria virtual com as fotos do projeto da Evelyn Gomes.

0 comentários:




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More