Agenda Imagens do Povo

18 de jan de 2010

Giu Alface e o Muay Thai



O autor


Moradora da Vila da Penha, no subúrbio carioca, em 2009, Giuliana teve que se dividir em idas ao Fundão (onde cursa a faculdade de Química na Universidade Federal) e à Maré, onde participou de oficinas de cinema (cinemaneiro e geração futura) e do curso na Escola de Fotógrafos Populares. O primeiro contato de Giu com equipamentos fotográficos foi ainda na adolescência, quando estudava no Colégio de Aplicação da UERJ e recebeu suas primeiras aulas de fotografia no ensino médio.


O projeto


Harang Muay Thai.

Foi difícil chegar até o meu tema final. Pesquisei vários temas até achar o Muay Thai. A minha primeira ideia era desenvolver algo sobre as prostitutas. Cheguei até a visitar algumas ONG’s que tratam do assunto mas percebi a discussão política que está por trás do assunto, vi o quanto eu teria que estudar, me aprofundar no tema e na época que comecei a pesquisar sobre isso eu estava muito corrida na faculdade, cursos, etc. Resolvi então deixar engavetado o projeto para depois retomá-lo. Pensei depois em documentar o lazer na favela, mas senti a necessidade de ter alguém que me acompanhasse para que eu pudesse andar nas favelas que eu não conhecia e ajustar as agendas com o ajudante foi o problema que me fez tomar outra direção no projeto. Comecei a documentar o lazer dos idosos e tinha minha vó como principal personagem. Quando já faltava quase 1 mês apenas para a data de entrega do projeto, percebi que o assunto não tava rendendo boas fotos - pelo menos não do jeito que eu imaginava. Enfim, me lembrei de quando assisti uma exposição daqui do Imagens do Povo no CCBB-RJ - e eu ainda nem conhecia a Escola de Fotógrafos Populares - que se chamava Esporte na Favela, que documentava a prática esportiva nas comunidades do Rio, e também de como gostei de fotografar lutas de boxe para a ONG Luta pela Paz. Isso tudo, aliado ao fato de minhas irmãs praticarem o Muay Thai, fez despertar em mim uma curiosidade sobre o esporte. Eu tinha muito preconceito antes de começar a pesquisar sobre o tema mas me surpreendi ao descobrir que o Muay Thai não é só brutalidade como a maioria pensa; há muitos ritos, técnica e principalmente disciplina.
O projeto também foi um desafio, pois não foi nada fácil fotografar a luta com grande angular; “apanhei” várias vezes, mas confesso que agora tenho até vontade de praticar o Muay Thai.


Veja a galeria de fotos com o projeto de Giu Alface.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More