Agenda Imagens do Povo

22 de jan. de 2010

As janelas de Emerson



O autor


Emerson Alves tem 18 anos e é morador da comunidade da Grota, no Complexo do Alemão. Emerson chegou na Escola de Fotógrafos Populares através do amigo e ex-aluno da Escola, Rodrigues Moura, interessado na oportunidade de aprender um ofício que lhe garantisse um bom futuro profissional. Com o decorrer do curso, Emerson diz que, além das técnicas fotográficas, ele se apaixonou também pela ideologia do projeto.
Hoje, o aluno já fotografa com equipamento próprio, que ele paga com os primeiro trabalhos em cobertura de alguns eventos.

O projeto


Outras Janelas

Meu projeto consiste em mostrar as visões dos espaços populares através das metáforas da palavra janela. Cliquei, além das visões das próprias janelas da comunidade onde moro, imagens que me lembravam a idéia de perspectivas. Foram olhares, sorriso de uma criança banguela, expressões...
Para a escolha do tema, usei de uma lista feita pela minha colega da turma Naíma, onde ela anotava alguns possíveis temas para se desenvolve em fotografia. Quando bati o olho na palavra janelas, imediatamente sabia que aquele seria meu tema.
Minha principal dificuldade era a autorização de fotografar na comunidade onde moro, na Grota. Acho que o pessoal lá não tem tanto contato com a fotografia e isso dificulta a abertura para fotografar dentro das casas das pessoas.
Com a conclusão do curso aqui na Escola, quero seguir com o meu projeto, descobrindo o que mais posso inventar em relação a esse tema. Minha principal intenção é mostrar as favelas por uma perspectiva diferente, sob meu ponto de vista.

0 comentários:




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More