Agenda Imagens do Povo

12 de jan. de 2010

Willian e os B-Boys

Entrevista por Alexandre Silva


O autor


Willian de Oliveira tem 18 anos e durante todo esse tempo morou na comunidade Nova Holanda, no Complexo de Favelas da Maré. Professor de break desde 2007 e este ano monitora a oficina de hip hop no espaço Redes (Rede de Desenvolvimento da Maré). Willian sempre esteve ligado à dança. Começou na música pop e depois se interessou pela cultura do hip hop, o que o levou a praticar as oficinas de break no antigo CEASM (atual REDES). Hoje, participa de alguns grupos de dança, com os quais viaja pelo Brasil e já ganhou campeonatos de break aqui no Rio. O contato com a fotografia veio por acaso, já que ele mesmo revela que não tinha muito interesse até começar o curso na Escola de Fotógrafos Populares, indicado por um amigo. Hoje ele se divide em duas paixões: a fotografia e a dança, sem conseguir escolher sua preferência.
O projeto

O nome do meu projeto é B-Boy - Os garotos que dançam na quebrada da música, e nele eu pretendo mostrar a versatilidade dos meninos que praticam break aqui na comunidade da Maré. Com o meu projeto tento acabar com o preconceito das pessoas aqui da comunidade - de maneira geral também – que associam a cultura hip hop com a marginalidade. Pra se ter idéia, na oficina que eu dou lá no Espaço Redes, várias mães proibiram seus filhos de irem às aulas, o que, na maioria, acabou entregando eles ao crime e às drogas.
Estou documentado o dia-a-dia de dois B-Boys: o Weber, que, além de dançar break, também é cozinheiro, e o Felipe, que também pratica a arte do grafitte. Os registros vão desde as suas apresentações nos espaços de hip hop na Maré (Sobradinho, na Vila do João, e Tekno, no Parque União) passando por suas atividades paralelas, suas famílias, amigos.
Espero assim, mostrar a comunidade da Maré através da figura do B-Boy, que também tem seus sonhos, seus ideais.
Veja fotos do projeto de Willian Nascimento na nossa galeria virtual.

0 comentários:




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More