Agenda Imagens do Povo

13 de jan. de 2010

Mere Lee e o Skateboarding

Entrevista por Alexandre Silva


O autor


Rosemere Araújo, a Mere Lee, tem 18 anos e nasceu na comunidade da Nova Holanda, na Maré, onde mora até hoje. Mere, que desde a infância já despertara o interesse em fotografar, teve seu primeiro contato com as técnicas fotográficas em 2005, nas oficinas de Pin Hole, ministradas pelo Bira na sede do Observatório de Favelas. Desde então, o interesse aumentou, o que a levou a se inscrever no curso da Escola de Fotógrafos Populares neste ano de 2009. Ao concluir o curso, a intenção de Mere é cada vez mais aprimorar sua técnica e investir numa carreira profissional de fotógrafa.


O projeto


O nome do meu projeto é Skateboarding e nele documento a prática do skate na rampa da Nova Holanda, na Maré.
Quando eu era mais nova, praticava o esporte aqui na comunidade também, mas o medo de descer a tal rampa fez com que eu deixasse um pouco o skate de lado. Quando então tive que escolher um tema para o meu projeto final do curso, pensei nos contatos que eu já tinha com uma galera que anda de skate aqui na Maré e resolvi documentar as dificuldades - principalmente de infra-estrutura - enfrentadas por eles ao praticar o esporte aqui na comunidade. O que mais me impressiona é como eles conseguem manter esse hobby com tanta dificuldade para praticá-lo. Para eles não tem tempo ruim; eles improvisam obstáculos com caixotes, restos de guarda-roupa, pedaços de madeira. No meu projeto eu abordo essa temática a partir de um personagem principal, que é o Anderson, conhecido como Neguinho, que tem 28 anos e que conheci após começar a desenvolver esse meu tema. O Neguinho é uma pessoa muito gente boa, além de ser um dos mais – senão o mais – antigos praticantes de skate na rampa da Nova Holanda.
Pretendo com esse projeto, principalmente, denunciar a precariedade da infra-estrutura que os praticantes de skate enfrentam na comunidade, para, quem sabe, eles recebam melhorias e melhores condições para poder desenvolver esse hobby que é andar de skate.


Veja a galeria de fotos do projeto da Mere.

2 comentários:

Demais Mere lee, muito bom mesmo. Suas imagens, sua proposta. É isso mesmo, como podemos fazer p q nossa fotografia possa contribuir com os fotografados, personagens d nossas historias

Beijos e fortes abraços solidarios
Ratao DIniz




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More