Agenda Imagens do Povo

14 de jan de 2010

A Capoeira de Thamiris Maciel


O autor

Thamiris Maciel é a caçula da turma da Escola de Fotógrafos Populares de 2009. Com apenas 15 anos, moradora na Vila da Penha, Thamiris pratica lutas desde a infância (Capoeira, Jiu-jitsu, Muay thai) e ano que vem participará do campeonato estadual de Muay Thai. Seu primeiro contato com a fotografia foi através de sua irmã Giu, que também é aluna da EFP e a indicou para que se inscrevesse na turma desse ano. Desde então, Thamiris se apaixonou pela fotografia e hoje já faz cobertura fotográfica de alguns eventos e faz planos de se tornar uma fotógrafa documental.

Meu projeto:

O nome do projeto é Capoeira Capoarte. Nele acompanho um grupo de Capoeira Angola lá da Vila da Penha - no qual eu já participei e hoje minha irmã gêmea Thamara ainda participa -, fotografando as rodas e os treinos. Escolhi essa tema pois me identifico muito com a capoeira de Angola, que tem seus movimentos mais lentos, é jogada mais no chão. Além do mais, capoeira é Brasil, gosto muito da minha nação. Todo mundo é capoeira, por mais que não goste.
Ao realizar esse projeto, pretendo divulgar mais a cultura da capoeira, desassociar desta imagem agressiva que as pessoas fazem dela, mostrar que o jogo tem muito chão e, quem sabe assim, tentar diminuir com o preconceito a respeito desse tema.
Veja a galeria com as fotos do projeto Capoarte da Thamiris

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More