Agenda Imagens do Povo

15 de dez. de 2009

Monara Barreto e A arte do artista

Entrevista por Alexandre Silva

O autor


Monara Barreto tem 19 anos, mora no Complexo do Alemão desde que nasceu e entrou em contato com a fotografia pela primeira vez ao participar do curso Memórias do PAC, que pretende documentar as obras do governo Federal em algumas comunidades do Rio de Janeiro através do registro fotográfico dos próprios moradores. Foi a partir dessa experiência que então resolveu ingressar no curso de fotografia da Escola de Fotógrafos Populares, na Maré. Hoje, Monara participa de outra documentação das obras do PAC no Complexo no Alemão, mas desta vez é como participante do Coletivo Multimídia Favela em Foco, formado por integrantes da EFP.

O projeto

Ainda não decidi se o nome será Quem faz arte ou A arte do artista. O projeto é o registro da vida de dois artistas diferentes e a relação entre esses personagens e suas artes.
A primeira coisa que pensei quando comecei a elaborar o projeto é que meu tema seria arte. No princípio, a minha idéia era fazer uma documentação sobre vários tipos de artistas, de diversas áreas diferentes, mas um dia o Ripper me deu a idéia de focar meu trabalho em dois artistas apenas. Durante essa minha preparação, eu estava fazendo um curso de fotografia no Complexo do Alemão, o Memórias do PAC, e lá eu conheci um ativista ambiental que se chama Luiz. Um dia fui visitar a ONG que ele mantinha lá no Engenho da Rainha e descobri que ele também escrevia poesias e decidi que ele seria um dos meus personagens. E o segundo personagem é o pintor Elvis Almeida. Com Elvis foi mais fácil pois eu já conhecia seu trabalho por ele ser meu primo.
A minha principal proposta neste projeto é mostrar que apesar de diferentes ferramentas, há uma fusão completa entre dois artistas de estilos diferentes e eles estão ligados com o simples uso das mãos como ferramenta de criação.

2 comentários:

LéOo

Otiiimo tema da Joelma ...
Muito bom mesmo !

Parabéns

037

Belaaaaa Monaraaa ...
O trabalho ficou muito legal
e a idéia ta redodondinha ...

continue fotografando




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More