Agenda Imagens do Povo

16 de dez. de 2009

Josy e o rugby


 Entrevista por Alexandre Silva

O autor


Josy Manhães tem 30 anos e nasceu no tradicional bairro do Estácio – RJ, mas há 6 anos mora no Morro do Cantagalo. Foi na associação de moradores da comunidade que Josy descobriu o curso de fotografia da Escola de Fotógrafos Populares na Maré – na época, participava do projeto de documentação das obras do PAC nas comunidades do Rio de Janeiro. Atualmente Josy concilia o curso na EFP com a cobertura fotográfica de eventos e o monitoramento de alunos do mesmo curso em que iniciou suas experiências como fotógrafa, no Cantagalo. O ano de 2009 foi especialmente produtivo para Josy, que ainda teve fotos suas publicadas esse ano no livro Memórias do PAC.

O projeto

Ainda não decidi qual será o título do meu projeto, mas se trata de uma documentação fotográfica de um esporte pouco conhecido no Brasil: O rugby.
Na verdade, eu também conhecia pouco do esporte até decidir que esse seria meu tema, e, pra falar a verdade, tinha até uma antipatia preconceituosa. Resolvi então que fotografaria o rugby como um desafio pessoal, que era conhecer mais sobre o assunto e tentar quebrar esse preconceito. Hoje eu até gosto do esporte, apesar de não praticá-lo, e me interessei bastante sobre as regras. Tenho alguns parentes e amigos que descem o morro para praticar o rugby na praia de Copacabana com gente de todo o tipo, várias nacionalidades, raças, classes sociais; foi exatamente essa diversidade que me instigou e que despertou em mim o desejo de desenvolver esse meu projeto.
Minha principal intenção é registrar a paixão desenvolvida por um esporte tão incomum no país através das expressões e da diversidade dos praticantes. Escolhi, assim, que as fotos fossem em preto e branco para que o trabalho não ficasse disperso e eu conseguisse focar as ações, sem diferenciar os times e esportistas.

Veja a galeria virtual com as fotos do projeto da Josy

0 comentários:




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More