Agenda Imagens do Povo

23 de out. de 2009

Link de iniciativas

Foto: Fábio Caffé

Pesquisa irá identificar experiências sociais com arte e cultura no Estado do Rio de Janeiro


Dados podem ajudar a delinear políticas públicas de juventude, arte e cultura, além de identificar o potencial dessas iniciativas para a transformação social

Os 92 municípios do Rio começaram, em agosto, a ser esquadrinhados por um grupo muito especial. Doze meninos e meninas – cujas vidas foram transformadas através da arte – vão mapear projetos que reproduzam sua própria experiência. O trabalho, coordenado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), vai permitir o intercâmbio das iniciativas fluminenses com outras similares de todo o território nacional. O Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura busca grupos e organizações que trabalham em processos educativos de formação de cidadania e transformação social. Patrocinado pela Light, através da lei de incentivo do Governo do Estado, o projeto tem como parceiros Oi Futuro e o Centro da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). Só no Nordeste, o CEPP já identificou 572 iniciativas com esse objetivo.

Nos próximos quatro meses, jovens dos municípios do Rio, Vassouras e Nova Iguaçu coletarão dados sobre as iniciativas fluminenses e detalhes de sua organização. Os indicadores vão poder orientar programas e ações do governo fornecendo um raio-X do potencial desse tipo de experiência social.

Em março de 2010, as experiências registradas pelo grupo irão se juntar às de São Paulo e Espírito Santo, onde também está ocorrendo o mapeamento, e aos do Nordeste, onde o trabalho já foi concluído. As informações estarão disponíveis no Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura, referência nacional para esse tipo de informação (http://www.juventudearte.org.br/).

0 comentários:




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More