Agenda Imagens do Povo

31 de jan. de 2008

Imagens do Povo expõe em Brasília


O Imagens do Povo, projeto do Observatório de Favelas, abre no dia 13 de fevereiro, a primeira terça-feira depois do feriado de Carnaval, a exposição “Olhar Cúmplice – Fotografias do ParaPan”/ “Imagens do Povo - Esporte na Favela”, no saguão de entrada do Palácio do Planalto, em Brasília. Essa é a quarta grande mostra do projeto, que reúne escola, agência e banco fotográficos, em seis meses e a primeira depois de o Imagens ter vencido o Prêmio Faz Diferença 2007, do jornal O Globo.

A exposição que será montada no saguão principal da sede do Poder Executivo, em Brasília, onde trabalha o presidente Lula, reunirá fotos de duas mostras que o Imagens do Povo fez no Rio de Janeiro em meados do ano passado, com o apoio decisivo do Ministério do Turismo. A primeira, “Esporte na Favela”, no CCBB, e a segunda, “Olhar Cúmplice”, na Caixa Cultural, ambas relacionadas aos Jogos Pan-americanos.

“Esporte na Favela” contava com imagens e interpretações diversas sobre a prática de esportes nas comunidades populares. A produção dessas fotos e a exposição tiveram relação com outro projeto do Observatório de Favelas, o Legado Social do Pan, que, entre outras ações, levantou informações e publicou um diagnóstico social e esportivo de 53 favelas do Rio de Janeiro. O Imagens do Povo fez a documentação fotográfica desse trabalho. O Legado foi uma parceria do Observatório com o Ministério dos Esportes.

“Olhar Cúmplice” é fruto da cobertura do Para-Pan feita pelos fotógrafos do Imagens. A agência Imagens do Povo conta hoje com cerca de 15 fotógrafos de origem popular. Todos estudaram na escola de fotografia do projeto, a Escola de Fotógrafos Populares, que está prestes a formar mais uma turma. O banco de imagens e mais informações sobre a iniciativa podem ser acessadas no http://www.imagensdopovo.org.br/ e neste blog http://www.imagensdopovo.blogspot.com/ .

Por todo o trabalho realizado em 2007, exposições no Brasil, uma mostra em Londres, na Canning House, também no segundo semestre do ano passado, e, principalmente, por causa de um ensaio fotográfico que mereceu a capa da Revista, publicação dominical do jornal O Globo, a Escola de Fotógrafos Populares do Imagens do Povo ganhou, em dezembro, o Prêmio Faz Diferença, do jornal.

A decisão foi resultado de uma votação popular pela internet e da avaliação de jurados do jornal. Junto com o Imagens, ganharam o prêmio em 2007 Sebastião Salgado, Heloisa Buarque de Hollanda, a torcida do Flamengo, Paulo Sérgio Pinheiro, Camila Pitanga e Wagner Moura, entre outros. O prêmio é concedido desde 2003 e terá a cerimônia de entrega em março.


A exposição “Olhar Cúmplice”/“Esporte na Favela”, em Brasília, tem o apoio do Ministério do Turismo e da Coordenação de Relações Públicas da Casa Civil da Presidência. Fotógrafos do Imagens do Povo estarão na capital federal para a abertura da mostra no dia 13 de fevereiro





Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More