Agenda Imagens do Povo

18 de set. de 2007

Olhar Cúmplice – Fotografias do Parapan

A CAIXA Cultural Rio inaugurou no dia 17 de setembro, às 19 horas, a exposição Olhar Cúmplice – Fotografias do Parapan, fruto do trabalho coletivo de nove fotógrafos da agência Imagens do Povo, que, entre 12 e 19 de agosto de 2007, revezaram-se para documentar os III Jogos Parapan-americanos da cidade do Rio de Janeiro. Patrocinada pelo Ministério do Turismo, a mostra vai na contramão do conceito de “cidade partida” e dos preconceitos que nos dividem, amparada por esse “olhar cúmplice” a que o título se refere, uma espécie de depoimento poético-visual sobre a discriminação que, indistintamente, se espalha sobre os portadores de deficiências e moradores das comunidades populares. Não se trata, porém, de um olhar acuado ou rancoroso.
As 30 fotos ampliadas e as 120 imagens que compõem a projeção exaltam a alegria, a emoção e a superação. São corpos que se complementam e se multiplicam, olhares que se cruzam, nações que se igualam nas diferenças, fotógrafos que querem um mundo mais solidário, com menos desigualdades sociais. Uma forma plástica e livre de perseguir o sonho.
O Observatório de Favelas defende uma cidade una, não partida e um mundo mais solidário entre os povos. Os fotógrafos da instituição já vinham, em suas atividades, documentando pessoas e atletas populares com necessidades especiais do mesmo modo que documentam uma favela especial, desconhecida por boa parte da sociedade. Na esteira do Legado Social do Pan, surgiu a idéia, prontamente acolhida pelo Ministério do Turismo, de produzir duas documentações fotográficas distintas e complementares. O resultado obtido é uma narrativa visual contínua, que teve início com as fotografias da mostra “Esporte na Favela”, em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil, e que se completa agora com a exposição “Olhar Cúmplice”, na CAIXA Cultural Rio.
No texto em que apresenta as fotos do Parapan, Beth Caetano, coordenadora do CVIRio (Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro) sugere que a partir dessa experiência, pode-se criar “uma nova cultura do olhar sobre o diferente”. E ela justifica: “Impressiona-me a imensa força política e de resistência desses fotógrafos populares da agência Imagens do Povo, projeto do Observatório de Favelas, no Complexo da Maré” (...) “Uma força amparada nesse olhar cúmplice, de quem sofre preconceitos advindos de sua condição social, e que reconhece em todos nós a inevitável condição de sermos únicos e diversos em nossa individualidade”.
Fotógrafos que participam da mostra

AF Rodrigues
Bira Carvalho
Davi Marcos
Fábio Caffé
Francisco Valdean
Jaqueline Félix
Larissa Freitas
Naldinho Lourenço
Walter Mesquita

Curadoria

Dante Gastaldoni
João Roberto Ripper

Exposição Olhar Cúmplice – Fotografias do ParapanVisitação pública:
18 de setembro a 21 de outubro de 2007Horários: terça a domingo, 10 às 22 horas. Local: CAIXA Cultural Rio – Sala MargotAv. Almirante Barroso, 25 Centro (Metrô Carioca) – Rio de JaneiroTel: 21 25447666/4080 – Site: http://www.caixacultural.com.br/Visitas guiadas para escolas com agendamento prévioAcesso para portadores de necessidades especiais
Informações
Assessoria Mostra: Paula C. Grassini - Tel: 21 9287-6672paulagrassini@uol.com.br // imprensa@grupomultifoco.com.br

2 comentários:

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

[B]NZBsRus.com[/B]
Forget Laggin Downloads Using NZB Downloads You Can Hastily Find HD Movies, Console Games, Music, Applications & Download Them @ Blazing Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup[/B][/URL]




Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More