
As 30 fotos ampliadas e as 120 imagens que compõem a projeção exaltam a alegria, a emoção e a superação. São corpos que se complementam e se multiplicam, olhares que se cruzam, nações que se igualam nas diferenças, fotógrafos que querem um mundo mais solidário, com menos desigualdades sociais. Uma forma plástica e livre de perseguir o sonho.
O Observatório de Favelas defende uma cidade una, não partida e um mundo mais solidário entre os povos. Os fotógrafos da instituição já vinham, em suas atividades, documentando pessoas e atletas populares com necessidades especiais do mesmo modo que documentam uma favela especial, desconhecida por boa parte da sociedade. Na esteira do Legado Social do Pan, surgiu a idéia, prontamente acolhida pelo Ministério do Turismo, de produzir duas documentações fotográficas distintas e complementares. O resultado obtido é uma narrativa visual contínua, que teve início com as fotografias da mostra “Esporte na Favela”, em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil, e que se completa agora com a exposição “Olhar Cúmplice”, na CAIXA Cultural Rio.
No texto em que apresenta as fotos do Parapan, Beth Caetano, coordenadora do CVIRio (Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro) sugere que a partir dessa experiência, pode-se criar “uma nova cultura do olhar sobre o diferente”. E ela justifica: “Impressiona-me a imensa força política e de resistência desses fotógrafos populares da agência Imagens do Povo, projeto do Observatório de Favelas, no Complexo da Maré” (...) “Uma força amparada nesse olhar cúmplice, de quem sofre preconceitos advindos de sua condição social, e que reconhece em todos nós a inevitável condição de sermos únicos e diversos em nossa individualidade”.
Fotógrafos que participam da mostra
AF Rodrigues
Bira Carvalho
Davi Marcos
Fábio Caffé
Francisco Valdean
Jaqueline Félix
Larissa Freitas
Naldinho Lourenço
Walter Mesquita
Curadoria
Dante Gastaldoni
João Roberto Ripper
Exposição Olhar Cúmplice – Fotografias do ParapanVisitação pública:
AF Rodrigues
Bira Carvalho
Davi Marcos
Fábio Caffé
Francisco Valdean
Jaqueline Félix
Larissa Freitas
Naldinho Lourenço
Walter Mesquita
Curadoria
Dante Gastaldoni
João Roberto Ripper
Exposição Olhar Cúmplice – Fotografias do ParapanVisitação pública:
18 de setembro a 21 de outubro de 2007Horários: terça a domingo, 10 às 22 horas. Local: CAIXA Cultural Rio – Sala MargotAv. Almirante Barroso, 25 Centro (Metrô Carioca) – Rio de JaneiroTel: 21 25447666/4080 – Site: http://www.caixacultural.com.br/Visitas guiadas para escolas com agendamento prévioAcesso para portadores de necessidades especiais
Informações
Assessoria Mostra: Paula C. Grassini - Tel: 21 9287-6672paulagrassini@uol.com.br // imprensa@grupomultifoco.com.br
2 comentários:
Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.
[B]NZBsRus.com[/B]
Forget Laggin Downloads Using NZB Downloads You Can Hastily Find HD Movies, Console Games, Music, Applications & Download Them @ Blazing Speeds
[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup[/B][/URL]
Postar um comentário